A topografia é irregular, com vários serrotes e serras, destacando-se a Serra de Santana com 500 metros de altitude e uma vasta área cultivável. O ponto mais alto é a Serra Preta com 720 m de altitude. Em nosso município encontram-se aproximadamente 80 açudes, sendo dois na sede do município: Caldeirões e Alecrim, o abastecimento de água é feito pelo açude Da Pedra, que tem capacidade superior a 13 milhões de m 3. Sua água é tratada com cloro líquido pela CAERN. O referido açude passou a atender a população em virtude do Açude do Alecrim que abastecia a cidade, ter secado no ano de 1993, em conseqüência da construção desordenada de açudes nos seus afluentes, como também, o desmatamento nas margens dos rios, causando assim o assoreamento do mesmo. Na zona rural o abastecimento é feitos através de poços, barreiros, açudes, cacimbas e cisternas.
A bacia hidrográfica do nosso município é formada por vários rios e riachos temporários, os principias rios são: Acauã e Pedra, que nascem na serrada da Curicaca, o Santana cuja nascente é no Guedes, o Bom Jesus, que nasce em Cafuca e Fervedeira e Juazeiro, que nascem na Serra de Bodó, esse em fim encontra-se com o rio Santana nas imediações do Sítio Mineiro da Barra, daí seguindo seu curso até o Rio Piranhas-Assu.
A vegetação é de Caatinga, composta por mufumbo, velame, pereiro, jurema, cardeiro, palmatória, xique-xique... Etc.
Na economia destacamos a Agricultura, Pecuária, Psicultura, Comércio e Indústria.
A Bandeira do nosso município foi criada por Suetônio Azevedo Maia em 1977, tendo as cores vermelha e verde em homenagem a Manoel de Matos, que veio de Portugal.
O hino do município tem a Letra de Prof. Waldson Pinheiro e Música do Sargento Expedito Fernandes de Souza, formado por cinco estrofes e vinte versos.
Nosso maior patrimônio arquitetônico é a Igreja Matriz de Nossa Senhora Sant’Ana, atualmente reconhecida como uma das mais lindas do estado. Os maiores eventos são; O Carnaval de rua e a Festa da Padroeira, com a tradicional procissão pelas ruas de nossa cidade e na parte Social é a Vaquejada que é realizada no Parque Manoel de França Assunção e é a mais antiga do RN atraindo pessoas de todos os estado do País, para apreciarem a derruba do boi na faixa e a noite curtir forró ao som das melhores Bandas do Norte - Nordeste no Espaço do Forró.
Nosso município também é rico em belezas naturais, a região é conhecida em todo estado pela arte rupestre, como assim são chamados os registros pré-históricos deixados por nossos antepassados, eles deixaram gravados e pintados em pedras, serrotes, furnas, cavernas e paredões ao longo dos rios, riachos e lagos onde caçavam e colhiam alimentos no período pré-colonial.
Em 1999, foram localizados em nosso município 75 Sítios Arqueológicos, mas foi a partir de 2002 que foram feitas pesquisas por Gilson Luís da Silva, morador do Sítio Cruzeiro e o Professor Valdecir dos Santos Júnior, Professor da UERN, que revelaram a existência de mais de 80 Sítios Arqueológicos e constataram a presença de Ossos, Pinturas e Gravuras rupestres em várias comunidades. Atualmente nosso município conta com vários Sítios Arqueológicos cadastrados no IPHAN (INSTITUTO DO PATROMÔNIO HISTÓRICO ARTÍSTICO NACIONAL) Sendo os principais: Sítio São Vicente, Tapúia, Curralinho, Saquinho, Serra do Urubu, Serra dos Bassos, Conceição... O conjunto desses Sítios Arqueológicos forma um Patrimônio Cultural de grande valor histórico para nosso município.
O esporte mais praticado é o FUTSAL, que tem duas edificações para o uso desses, a Quadra de Esportes José Alípio de Macedo e o Ginásio Poliesportivo Davi Azevedo, outro esporte que se destaca é o futebol que tem como edificação para o uso desse o Estádio de Futebol João Tavares da Silva (João Tronchinha) recém – construído pelo atual Prefeito Assis da Padaria, onde são realizadas as principais competições dessa modalidade.
FONTE - SITE DA RÁDIO COMUNITÁRIA A FM IMBAUBA
Nenhum comentário:
Postar um comentário